VerboWeb 2.0

A nova versão do VerboWeb 2.0 apresenta uma nova classificação dos verbos, por categorias distintas e reorganização das análises apresentadas anteriormente. Também apresenta uma nova interface e um novo e mais simples sistema de buscas, por verbos, tipos de classes e palavras genéricas. (A classificação antiga encontra-se no link abaixo).

Fonte dos dados:

BORBA, F. (Coord.). 1990. Dicionário gramatical de verbos do português contemporâneo do Brasil. São Paulo: Editora Unesp.
LINGUATECA: Disponível em  https://www.linguateca.pt/
GOOGLE BRASIL: Disponível em https://www.google.com.br/
HOUAISS, A. 2009. Dicionário Houaiss eletrônico da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva. 

 

VerboWeb 1.0 link

Pesquisadores que participaram do VerboWeb 1.0:

Márcia Cançado – coordenadora – UFMG – 2017-2023
Luana Lopes Amaral – UFMG – 2017 a 2023
Letícia Meirelles – UFMG – 2017 a 2022
Pablo Nunes Ribeiro – UFSM – 2019

Estudantes:

Kelly Oliveira – Mestrado – CAPES/POSLIN/UFMG – 2018 a 2020
Thaís Bechir – Mestrado – CAPES/POSLIN/UFMG – 2018 a 2020
Amanda de Oliveira – IC, TCC e Mestrado – CAPES/POSLIN/ UFMG – 2018 a 2022
Débora Soares de Souza (Tradução inglês) IC – CNPq/FALE/UFMG – 2019 a 2020

O banco de dados lexicais “VerboWeb – classificação sintático-semântica dos verbos do português brasileiro” apresentou uma ampla análise de um número abrangente de verbos, agrupados de acordo com propriedades semânticas e sintáticas comuns. O banco apresentou cerca de 1609 verbos até a versão 2.0.

O projeto contou com o suporte financeiro do CNPq e, ainda, com o apoio do Instituto de Estudos Avançados e Transdisciplinares (IEAT) da UFMG, durante o período de residência de Márcia Cançado (2016/2017).

Os dados e análises mostrados mostrados na primeira versão do banco (2017 a 2022), teve como equipe de pesquisadores, os docentes: Márcia Cançado, Luana Amaral e Letícia Meirelles, e seus respectivos orientandos à época. A primeira versão do banco teve como base principal o “Catálogo de Verbos do Português Brasileiro” e os trabalhos do NuPeS (Núcleo de Pesquisa em Semântica Lexical da Faculdade de Letras da UFMG). A parte teórica que sustenta a divisão dos verbos em classes e justifica as propriedades analisadas é apresentada de forma abrangente nas publicações: “Catálogo de Verbos do Português Brasileiro”, “Introdução à Semântica Lexical” e “VerboWeb: uma proposta de classificação verbal”.

 

 

 

Rolar para cima